terça-feira, 11 de abril de 2017

Prefeito cassado impõe derrota aos movimentos culturais da cidade

By: MARINOR BRITO: - 10:39

Share

& Comment



A combativa vereadora de Belém, Marinor Brito (PSOL), não arredou o pé da Câmara de Vereadores, durante a votação do projeto de Lei do prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), que revogou todos os avanços contidos na Lei Valmir Bispo dos Santos. “Foram quase nove horas de debate na tentativa de evitar a mutilação da lei. Foi uma árdua tarefa, mas infelizmente a destruição da lei foi concretizada graças aos vereadores da base aliada do prefeito que, covardemente, contribuíram trazendo um enorme retrocesso à política cultural da cidade”, disse Marinor.

A Lei Valmir Bispo dos Santos é uma conquista da sociedade civil que, se fosse implementada conforme texto original garantiria uma nova alternativa para captar recursos e mais investimentos para a área da cultura, bem como a participação dos segmentos fazedores da cultura na fiscalização e gestão desse processo. Mas, o prefeito, cassado de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), com sua política autoritária e anti-cultural, com o apoio dos vereadores de sua base, aprovaram uma proposta de alteração da lei que desvirtua substancialmente a original, mudando o caráter, mudando a composição e reduzindo o financiamento que era de 2% e agora é de “até 2%”, podendo ser de 0% a 2%. 
Para Marinor, que conseguiu aprovar duas modificações no projeto autoritário do prefeito cassado, uma que inclui o segmento do carnaval na representação da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura e outra que garante a proibição, que titular ou suplente, detentor de cargo em comissão ou função de confiança (DAS) vinculadas às esferas municipal, estadual e federal não posa participar como conselheiro (a). A ex-senadora também criticou duramente o prefeito Zenaldo e sua base aliada na CMB: “É uma atitude que visa apagar da memória, a história e toda a construção da Lei Valmir Bispo, saímos derrotados, mas manteremos viva a cultura e suas linguagens libertadoras e democráticas, pois não queremos crianças nas cadeias, queremos crianças dançando carimbó, escrevendo poesias e participando, ativamente, do movimento cultural do nosso Pará", encerrou. Assista um trecho do pronunciamento da vereadora Marinor durante a votação do projeto:


About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes