sábado, 21 de janeiro de 2017

NOTA DO COLETIVO TELA FIRME SOBRE OS ÚLTIMOS EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA NA GRANDE BELÉM

By: MARINOR BRITO: - 22:43

Share

& Comment

#ChegadeExtermínio #PoderiaTerSidoVocê

O DIREITO À VIDA É O PRINCIPAL DIREITO HUMANO.

                    "A paz é o fruto da justiça" Isaías.

Na tarde e noite desta quinta-feira (20 de janeiro) vivemos mais uma vez uma série de execuções em vários bairros de periferia da região metropolitana de Belém após a morte do soldado Silva, policial militar da ROTAM. Os meios de comunicação falam em 15 mortes até a noite de ontem.

 Mesmo após a repercussão da chacina de 2014 e a conclusão da CPI dos grupos de extermínio que obrigou o governo do estado a reconhecer a existência de tal poder paralelo no Pará, nenhuma medida efetiva foi tomada e os assassinatos nos bairros pobres de Belém não pararam. O fato de ontem é apenas reflexo do que sempre acontece: morre um PM e em seguida ocorre  uma série de assassinatos. Até quando?

  O Tela Firme, como grupo de mídia popular alternativa, repudia qualquer tentativa de sensacionalismo que se utiliza das mortes ocorridas com o fim de propagar ódio que também contribui para a onda de violência que tira a vida de várias pessoas todos os dias. O extermínio da população negra e pobre das periferias é algo que tem que ser tratado com toda a seriedade possível com o objetivo de achar uma saída que ponha fim a essa guerra.

 Assim como o vídeo "`Poderia ter sido você" foi construído com o objetivo de mostrar a realidade das periferias e denunciar o extermínio da juventude após a chacina de 2014, precisamos que os meios de comunicação possam também denunciar o descaso e barbárie que vive a maioria da população e que ao invés de tentar justificar qualquer tipo de morte possa também pressionar e cobrar a responsabilidade que o governo do estado e os órgãos competentes precisam ter com essa onda de violência.

  Esses fatos só nos dão a certeza que o nosso MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ FALIDO E ULTRAPASSADO e esse debate precisa ser feito com toda a sociedade. Não diminuiremos a violência com um modelo totalmente repressivo, opressor, que tem a população da periferia como inimigos e como origem dos problemas sociais. A segurança pública precisa ter como principio a dignidade humana e o bem estar social diretamente ligado a políticas públicas onde o estado garanta educação, formação profissional, espaços de lazer e sociabilidade, assim como não teremos êxito em um modelo de segurança que explora seus trabalhadores com péssimos salários e condições de trabalho deploráveis fazendo com que coloquem em risco suas próprias vidas todos os dias pois essa também é a infeliz realidade do policial militar.

 O coletivo Tela Firme defende fundamentalmente uma cultura de paz e essa paz só virá com uma justa distribuição de renda e universalização dos direitos sociais.

Por fim, o Coletivo Tela Firme se solidariza com os familiares e entes queridos das pessoas mortas em diversos bairros da região metropolitana de Belém durante a tarde e noite de ontem, assim como os familiares do PM Silva, morto ontem pela manhã. Também chamamos a sociedade civil organizada a se manifestar contra a onda de violência que só tem crescido em nossa capital. Pedimos justiça também para os assassinatos ocorridos na chacina de 2014 (onde os processos de investigação estão parados na justiça) assim como de todas as mortes que acontecem todos os dias nas periferias.

 O direito à vida é o principal direito humano!

https://m.facebook.com/telafirme/photos/a.1470991659780792.1073741828.1470924266454198/1853175111562443/?type=3

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes