terça-feira, 11 de agosto de 2015

APROVADO PROJETO DA VEREADORA MARINOR BRITO QUE TORNA O FESTIVAL DE IEMANJÁ PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE BELÉM

By: MARINOR BRITO: - 16:40

Share

& Comment


A vereadora de Belém, Marinor Brito (PSOL), aprovou na manhã desta terça-feira (11), na CMB, o projeto de lei que tomba como patrimônio histórico, imaterial e cultural do município de Belém o evento religioso denominado Festival de Iemanjá. O festival ocorre a cada dia 8 de dezembro, e tem uma grande tradição de participação popular, especialmente da população afro religiosa.
"É a valorização das particularidades e singularidades da identidade do povo paraense", disse Marinor. Para a parlamentar, a aprovação do projeto garante a preservação histórica da memória do povo, que materializa suas raízes a partir das manifestações culturais.

O evento, que reúne mais de 70 mil pessoas na praia do Outeiro, começou em 1971, quando os Pais de Santo (Babalorixás) Rui, Antonio Carlos, João Guapindaia, Manoel da Joia e as Mães de Santo (Ialorixás) Marina, Celina e Zenaide, resolveram coletivamente levar suas oferendas para a Orixá do Mar, Iemanjá, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas durante àquele ano. 

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes