terça-feira, 2 de junho de 2015

VEREADORA MARINOR APONTA SUSPEITAS DE IRREGULARIDADES NA LICITAÇÃO DA COLETA DE LIXO

By: MARINOR BRITO: - 13:20

Share

& Comment



 
Suspeitas de irregularidades envolvem a prefeitura de Belém e a gestão tucana na capital do Estado de estarem “articulando” um grande esquema de licitações fraudadas e tendenciosas para beneficiar empresas de coleta, reciclagem do lixo e fechamento do lixão do Aurá e a criação de um outro lixão (aterro sanitário) para armazenar o lixo da região metropolitana de Belém. Esse foi o tom do discurso proferido pela vereadora Marinor Brito, na sessão de hoje (02), na Câmara de Vereadores.
Sem poupar a gestão de Zenaldo Coutinho (PSDB) à frente da PMB a vereadora foi enfática e aguda: “Os indícios de fraudes e irregularidades chegaram ao nosso conhecimento na noite de segunda-feira (01) e imediatamente começamos junto com nossa assessoria jurídica a apurar e analisar cada informação e documento.”, disse.
O prefeito que não cumpriu nenhuma das promessas de campanha tenta no final do seu desastroso mandato enganar mais uma vez o povo, mas nós do PSOL não vamos baixar a guarda. “São inúmeros questionamentos que quero ver respondidos, pois, como vereadora eleita pelo povo de Belém, tenho a obrigação e responsabilidade de fiscalizar os atos do prefeito. Por exemplo, consta, na documentação pública disponibilizada pela prefeitura que o contrato de ‘execução de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos’ a ser licitado, terá o período de 01/06 a 02/07 para ser concluído com a apresentação das propostas, abertura dos envelopes e escolha do ‘menor preço’, segundo o edital. Como, a toque de caixa, com uma celeridade desnecessária e suspeita, em um processo que tem que ser minucioso, detalhado e que em condições normais respeitando a lei das licitações (8.666/93) leva de três a seis meses para ser concluído e onde a prefeitura vai ‘escolher’ para um serviço de altíssima relevância para a cidade um serviço que custa aos cofres públicos cerca de 1 (um) bilhão de reais?”, disse.
Uma outra linha de análise e questionamento por parte da ex-senadora é quanto a uma nota publicada em um grande jornal impresso do estado que dá como certa a "escolha" de uma empresa de engenharia ambiental com sede na cidade de São Paulo para coleta de lixo de Belém e armazenamento deste na região metropolitana. “Como uma empresa jornalística tem uma informação privilegiada de um certamente licitatório que ainda nem foi iniciado, cujo os dados e propostas concorrentes estão sob sigilo absoluto? Se este jornal tem essa informação e presumível que algum agente público a repassou. Para mim, as suspeitas de fortes irregularidades nos levam que essa ‘licitação’ está infestada de irregularidades, o que no linguajar comum, caracteriza um ‘jogo de cartas marcadas’ que vamos investigar através de todos os meios legais disponíveis”, disse Marinor.
Marinor apresentou requerimento, com pedido de urgência solicitado imediatas respostas aos questionamentos que fez ao prefeito. “Estamos dispostos a ir a todas as instâncias da justiça para impedir que o dinheiro público dos belenenses seja usado em transações nebulosas e arriscados ao erário público municipal. Por outro lado, não queremos e não vamos proceder de forma irresponsável. A sociedade precisa da coleta dos resíduos sólidos de forma adequada, eficiente e permanente. Precisamos assegurar um aterro sanitário capaz de dar melhor qualidade de vida a população do entorno e à população de um modo geral. É bom lembrar que a ONU premiou o Governo do Povo, do ex-prefeito e atual deputado federal, Edmilson Rodrigues, como sendo realizado ali no então chamado Lixão do Aurá um dos maiores programas de inclusão social, capaz de dar dignidade à população daquela área, até então sem assistência. Ali criamos o projeto "Sementes do Amanhã", que certamente muitos vereadores recordam”, concluiu Marinor.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes