sexta-feira, 19 de junho de 2015

O IDOSO NA LUTA PELA CIDADANIA

By: MARINOR BRITO: - 13:30

Share

& Comment




A combativa vereadora de Belém, Marinor Brito (PSOL), participou na manhã desta sexta-feira (19), na CMB, de sessão especial referente ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, comemorado no último dia 15. A sessão, que contou com a participação de inúmeras entidades ligadas à defesa do idoso, teve como objetivo mobilizar, esclarecer e sensibilizar todos os setores da sociedade no que diz respeito aos direitos dos idosos.
"Quero relembrar momentos importantes na história da cidade, como durante o governo do povo, do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, foi criado o Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa, a Casa do Idoso, uma política participativa que acelerou o processo de lutas existentes na nossa cidade. E eu quero dizer que eu gostaria que o Edmilson voltasse a ser prefeito desta cidade para que a gente pudesse revitalizar esta luta e buscar consequências positivas para que as políticas públicas pudessem atender as pessoas idosas", disse Marinor.
Além da vereadora Marinor, estiveram na composição da mesa o vereador Dr. Chiquinho (autor da sessão), a Coordenadora do Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa, Profª Terezinha Torres, o Dr. Fernando Amoras, da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa da OAB/PA, o Dr. Rodier Barata, Promotor de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência do Ministério Público Estadual, e a Srª Andrea Pontes, da Faculdade de Serviço Social da UFPA.
"Com apoio do Edmilson, nós conseguimos aprovar a Lei da política municipal da pessoa idosa [Lei nº: 8.357/04], que versa sobre todas as questões de interesse deste importante segmento, deste a previdência até o direito de ir e vir no transporte coletivo [Lei nº: 8.368/04]. Eu também tive a honra de assinar e aprovar a lei de acessibilidade nas calçadas de Belém [Lei Ordinária N.º 8149/02], que têm outros segmentos que precisam ter a segurança no seu direito de ir e vir, e as pessoas idosas são as que mais sofrem com a ausência dessa política. Também aprovamos um projeto que apresentei chamado "Porta aberta", que obriga os donos de ônibus, por deterem concessão pública, a tratar com dignidade as pessoas idosas no transporte coletivo de Belém que, infelizmente, ainda hoje, para terem acesso ao serviço, precisam chamar uma pessoa jovem para dar sinal para que os ônibus parem. Infelizmente isso é uma regra e precisamos de mecanismos políticos para frear essa cultura criada pela falta de políticas públicas, pela falta de campanhas educativas, pela falta de debates nas escolas municipais e unidades de saúde que continuam sem dar conta de atender com dignidade a pessoa idosa", completou.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes