terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dia Municipal do Carimbó

By: MARINOR BRITO: - 12:52

Share

& Comment


DA TRIBUNA - A vereadora Marinor Brito (PSOL), em pronunciamento na sessão da CMB, desta terça-feira (26), homenageou mestre Verequete e o Dia Municipal do Carimbó e criticou a ausência de políticas públicas de cultura para gerar emprego e renda e assim combater à violência no Pará.
"Eu me orgulho de ter apresentado a esta Casa, a lei [8.305/2004] que criou o Dia Municipal do Carimbó, que na data de hoje, 26 de agosto, completa 10 anos. Esta data foi escolhida exatamente porque hoje, se estivesse vivo, mestre Verequete, completaria 88 anos de idade. Mas, ao mesmo tempo em que homenageio o nosso falecido mestre, lamento a ausência, tanto do governo do Federal e do Estado, assim como do prefeito de Belém por não se oportunizarem da nossa magnífica rica e contagiante produção cultural, para gerar emprego e renda para nossos jovens, que poderiam estar reunidos, com o apoio do Estado, em grupos de quadrilhas, pássaros juninos e de carimbós e assim integrados às diversas linguagens da cultura paraense (música, poesia, no teatro, no folclore...) e com isso, não estivessem submetidos as várias e cada vez mais alarmantes situações de vulnerabilidade e violência que de forma crescente toma conta do Pará, por conta de sucessivos desgovernos. Mas, essa, infelizmente, não é a realidade. Os grupos culturais vivem, assim com mestre Verequete, vivia com o pires na mão. Batendo de porta de gabinete para conseguir as vezes, gravar um CD ou uma pequena contribuição para uma apresentação. Eu quero no dia de hoje, dizer que tive orgulho de ter sido amiga de Verequete. De ter ajudado a produzir alguns de seus CD's. Ter ajudado o prefeito Edmilson Rodrigues que quando governou Belém (1997-2004) foi um dos maiores incentivadores da cultura em nossa cidade. A realidade de hoje é adversa, e de abandono, mas estamos na luta e vamos seguir em frente nossa caminhada para fazer valer o direito do nosso povo à cultura. Viva Verequete! Viva o mestre do Carimbó! viva o Dia Municipal do Carmbó!", disse.
Fotos: Elcimar Neves, Lucivaldo Sena e arquivo do mandato.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes