segunda-feira, 11 de junho de 2012

Carne | Patriarcado e Capitalismo, peça da companhia de teatro Kiwi coloca em cena a violência contra a mulher

By: MARINOR BRITO: - 12:09

Share

& Comment


Depois de passar por Marabá e Paraupebas, foi a vez de Belém ter o prazer de receber neste último final de semana a peça Carne, encenada pela paulista Companhia de Teatro Kiwi. A partir do uso de diversas linguagens artísticas, a peça explicita os diversos mecanismos de opressão da mulher na sociedade. Na bíblia, a mulher leva o homem ao pecado; na sociedade, está destinada a ocupar os espaços privados de cuidado da família; na música popular, ela é comumente um objeto de consumo; e na linguagem, quando na busca por sua autonomia, ela é sempre puta.
Muito destacado também durante toda a peça foram as diversas formas de violência contra a mulher e a lógica de conivência da sociedade para com essa questão. Esse foi aliás o motivo pelo qual os paulistas decidiram encenar a peça no Pará: o estado é o 3º estado mais violento no Brasil neste ano de 2012.
Com profundidade teórica, fruto de longa pesquisa somado ao talento da companhia, as atrizes Fernanda e Mônica colocaram em pauta a discussão sobre uma questão urgente que emocionou a todos os presentes, especialmente por mostrar as raízes e as formas da opressão contra a mulher.
Quem perdeu só pode esperar que a Companhia, financiada por um fundo paulista de incentivo ao teatro, volte à cidade. Agora é esperar. Para quem quiser conhecer um pouco deste trabalho, nos foi disponibilizado um DVD cuja cópia podemos dividir.
Fonte: [Ponto de Pauta].

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes