quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Pará e o “Mapa da Violência no Brasil 2012”

By: MARINOR BRITO: - 10:03

Share

& Comment

A eclosão da violência na Região Metropolitana de Belém nos últimos 10 anos provocou o crescimento de 324,4% na taxa de homicídios, fazendo com que a média do Estado ultrapassasse, já em 2005, a taxa nacional. Os dados fazem parte do estudo “Mapa da Violência no Brasil 2012”, divulgado terça-feira (08). O levantamento, coordenado pelo sociólogo Júlio Jacobo, em parceria com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e com o Instituto Sangari, mostra que, em 2000, com uma taxa de 13 homicídios em 100 mil habitantes, o Estado ocupava a 21ª posição nacional. Em 2010, sua taxa de 45,9 homicídios colocou o Pará na 3ª posição, tal o ritmo da escalada de violência no Estado.
Outras cidades paraenses também já teriam aparecido na lista das mais violentas do Brasil, conforme a pesquisa do Instituto Sangari. 

EXPANSÃO
De acordo com o estudo, o motor da expansão foi a Região Metropolitana de Belém, que nesses 11 anos mais que setuplicou seus índices. Mas, de acordo com o Mapa, o interior não ficou muito atrás, também deu sua dose de contribuição, crescendo 228,2%. Entre as capitais brasileiras, Belém está na oitava posição em número de homicídios por habitante. Marabá continua sendo a terceira cidade mais violenta do Brasil e primeira no Estado. Ananindeua é a sexta no Brasil. Ananindeua e Marabá apresentaram em 2010 taxas que superam os 100 homicídios para cada 100 mil habitantes. Santarém, em direção contrária, apresentou em 2010 uma das menores taxas do país para municípios de grande porte: 3,1 homicídios para cada 100 mil habitantes. Sessenta municípios paraenses estão entre os 1.000 municípios mais violentos do país, sendo que 22 deles estão entre os 100 primeiros no país.

Fonte: Diário do Pará

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes