quinta-feira, 19 de abril de 2012

ADEUS AO AMIGO, VALMIR BISPO

By: MARINOR BRITO: - 15:01

Share

& Comment

O ex-superintendente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo, de 50 anos, faleceu nesta manhã (19). Valmir era Diretor do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que enviou à imprensa uma nota de pesar pelo falecimento. Ele também atuou como presidente UNE (União Nacional dos Estudantes).


Nota de Edmilson Rodrigues

ADEUS AO AMIGO, VALMIR BISPO - Hoje, é o Dia Nacional do Índio. Ao ler os jornais e perceber a quase total ausência de programações voltadas à valorização das etnias indígenas, foi inevitável lembrar de Valmir Bispo. Ao dirigir a Fundação Curro Velho, ele provou que é possível ocupar postos de comando em órgãos públicos sem cair na armadilha da banalização da violência e do desprezo às vítimas estruturais da perversidade capitalista. Aliás, com o mesmo compromisso e brilhantismo, Valmir dirigiu a UNE e contribuiu com o Governo do Povo, que eu tive a honra de coordenar até 2004.

A notícia de sua morte entristece a todos que sonham e lutam para ver realizada a sociedade livre de todas as formas de exploração e opressão. Perde Belém, perde o Pará, perde o Brasil e a humanidade um dos seres humanos, cuja vida é símbolo de produção da beleza.

No último dia 17, durante o Seminário Belém 400 Anos, realizado no Hotel Sagres, tive o prazer de cumprimentar o meu companheiro de lutas e sonhos libertários enquanto me dirigia à plateia. Vai ficar, para sempre, em minha memória aquele sorriso e o brilho nos olhos de quem sempre soube o valor da vida.

Edmilson Rodrigues


Nota da UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lamenta profundamente o falecimento do diretor de seu Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Valmir Bispo Santos, de 50 anos, e se junta a seus familiares, amigos e colegas de profissão nesse momento de dor e sofrimento. Em função do ocorrido, o expediente na Reitoria nesta quinta-feira, 19, se encerrará às 14h.

Valmir, antes de ocupar o cargo no NAC, foi superintendente da Fundação Curro Velho, diretor do Bosque Rodrigues Alves e também presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). A Gestão Superior está em contato com a família do servidor e aguarda informações sobre o velório e o sepultamento para divulgá-las.

O Núcleo de Formação Indígena, que realizava até hoje a Celebração do Dia do Índio na Uepa, cancelou a programação, que contava com grande participação do NAC e de Valmir, informa que todas as atividades referentes ao evento estão canceladas.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes