terça-feira, 27 de março de 2012

Ver-o-Peso | O cartão-postal mais famoso de Belém completa hoje 385 anos

By: MARINOR BRITO: - 08:03

Share

& Comment


O cartão-postal mais famoso de Belém completa hoje 385 anos. Localizado às margens da baía do Guajará, o Ver-o-Peso é o maior entreposto do Estado e a maior feira livre da América Latina. Com características únicas, o Ver-o-Peso faz parte de um complexo paisagístico e urbanístico tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A importância econômica do Ver-o-Peso é expressiva para o Estado. Segundo dados do Dieese/PA, 80 a 100 toneladas de pescado são comercializadas diariamente na área do mercado, seja para o consumidor final ou para supermercados e até exportados para outros estados. Na Semana Santa, este movimento chega a 160 toneladas ao dia. São mais de 40 tipos de pescado, uma variedade inédita em relação a outros lugares do país.
Nos quase 30 mil metros quadrados de feira, são comercializados também frutas regionais, legumes, verduras e o famoso açaí. A farinha de mandioca se destaca na feira, com quase 30 vendedores comercializando, por dia, entre quatro e cinco mil quilos do alimento, em uma média mensal de 140 mil quilos. No total, 12 atividades são exercidas no local, espalhadas pelos Mercados de Carne e Peixe, Feira da Alimentação e Feira do Açaí. Nesta última, estima-se que 30 toneladas do fruto sejam comercializados por ano, movimentando uma receita gigantesca.
História - Sua origem está diretamente ligada à história de Belém. Inaugurado em 27 de março de 1627 com objetivo de funcionar como entreposto fiscal, o nome do mercado faz referência às chamadas Casas do Haver-o-Peso, projetadas no Brasil, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.

Fonte: ORM

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes