terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vaticano reconhece 4.000 denúncias de pedofilia e admite negligência

By: MARINOR BRITO: - 08:36

Share

& Comment

Um alto representante do Vaticano admitiu nesta segunda-feira (06/02) que a Igreja Católica recebeu pelo menos 4.000 denúncias de pedofilia relacionadas a padres e bispos nos últimos 10 anos. William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, admitiu que a Igreja deu uma resposta “insuficiente e inadequada” às acusações de abuso sexual contra crianças e adolescentes.[Efe]


As declarações do religioso ocorreram durante a abertura de um simpósio sobre pedofilia que a Santa Sé promove na Universidade Gregoriana de Roma. Nos últimos anos foram denunciados centenas de casos de abusos contra menores nos Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Bélgica, Áustria, Itália, Austrália, Malta e Holanda, entre outros países.
Levada, no entanto, defendeu a atuação do papa Bento XVI no combate ao abuso de menores, por sua postura de "tolerância zero" com a pedofilia,.que teria começado quando ele ainda era o cardeal Joseph Ratzinger. Segundo o religioso, o papa sofreu nos últimos anos "duros ataques" por parte da imprensa, "quando deveria ter recebido a gratidão de toda a igreja e de fora dela”.
Em uma mensagem lida na abertura do congresso, Bento XVI disse que a “cura” das vítimas dos abusos deve ser a prioridade da comunidade cristã. Ele também defendeu uma "profunda renovação da Igreja em todos os níveis".
Bento XVI disse ainda que os padres e bispos precisam "responder ao desafio de proporcionar às crianças e aos adultos vulneráveis um ambiente propício para seu crescimento espiritual".
Em maio de 2010, Bento XVI assinou o documento "Delicta Graviora", de 2001, aprovando normas como a ampliação de 10 para 20 anos do tempo para denunciar os abusos e a introdução do delito de aquisição, posse e difusão de pornografia infantil.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes