sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Protesto contra as obras do BRT

By: MARINOR BRITO: - 08:05

Share

& Comment


Manifestantes ligados ao Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte Público de Qualidade (formado por sindicatos, associações e entidades estudantis) protestaram, na manhã de ontem, contra as obras do sistema de trânsito rápido de ônibus (BRT ou Bus Rapid Transit) da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). O grupo caminhou por alguns minutos pela rotatória do complexo viário do Entroncamento, onde está sendo feita a primeira etapa do projeto. Os manifestantes acusam o projeto da PMB de eleitoreiro. Os manifestantes também invadiram o canteiro central, paralisando os trabalhos ao subirem num dos tratores. O protesto gerou um longo congestionamento.

O objetivo do fórum é suspender as obras até que audiências públicas sejam realizadas para dar mais transparência ao projeto, que afetará, no mínimo, a vida de 600 mil pessoas (estimativa de público-alvo do BRT). Até agora a única que foi realizada foi no dia 22 de julho de 2011, no auditório da Aldeia Amazônica, mas que contou com apenas 147 pessoas. Ainda não há novas audiências marcadas. A única forma mais próxima de apresentar o projeto, na visão da PMB, é fazendo uma maquete de larga escala com simulação do sistema no próprio canteiro. A previsão é de que ocorra nas próximas semanas, mas é o mesmo que o prefeito Duciomar Costa disse no dia 16 deste mês, quando as obras começaram. Um abaixo-assinado começou a circular para solicitar a audiência novamente à PMB.
Uma das coordenadoras do fórum, Silvia Letícia da Luz, da Associação Nacional Unidos para Lutar, ressaltou que um pedido de audiência feito à PMB (antes do início das obras) não foi atendido. Também ainda não foi feita a reunião com o Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA). Ela e o grupo argumentam que a obra é superfaturada (R$ 430 milhões), se comparada com o Ação Metrópole do Governo do Estado (R$ 827 milhões, mas para um projeto muito mais abrangente). "Esse dinheiro poderia ser investido na saúde, na educação e no saneamento. Faltam muitos esclarecimentos sobre acessibilidade, ciclofaixas, segurança, tarifas e administração do sistema", disse. Na sexta-feira começam a circular os cartazes de protesto.
Os manifestantes abordaram as pessoas que passavam e entregavam panfletos nos carros e ônibus. Muitas pessoas desconheciam o projeto do BRT de Belém. A primeira etapa do BRT municipal, que corresponde a 15% da obra, consiste em criar duas pistas que ligam as avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro diretamente. As duas vias, a avenida Pedro Álvares Cabral e a rodovia BR-316 serão ligadas por viadutos que formam um círculo, possibilitando acesso de uma via para outra sem paradas, eliminando a perigosa rotatória do Entroncamento.
O secretário municipal de Saneamento, Ivan Santos, chegou a ir até o canteiro, mas não falou com os manifestantes do fórum. Ele explicou que as obras não estão paradas, pois é primeiro necessário concluir o procedimento de instalação do tapume. O maquinário ainda está chegando. "O movimento deles é totalmente normal, pois a democracia permite essas coisas, mas acho que eles deveriam buscar meios jurídicos, pois assim só criam um entrave à vida de 600 mil pessoas que passam por aqui diariamente. Em mais cinco ou seis meses essa primeira etapa estará concluída e permitirá seguir para as próximas", concluiu.
O promotor de Justiça Nelson Medrado, da promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do MPE-PA, até ontem, não havia recebido informações sobre o possível conflito jurídico entre os projetos BRT e Ação Metrópole. O proceso está na Procuradoria-Geral do Estado. Também não há informações sobre a licença ambiental do projeto expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A PMB tinha apenas uma licença prévia e não apresentou até o último dia 13 os demais documentos.


Fonte: Amazônia Jornal

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes