quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Senadora debate em rede nacional a divisão do Pará

By: MARINOR BRITO: - 19:46

Share

& Comment

Foto: Cris Ribeiro
A senadora Marinor Brito, líder do PSOL no senado federal e uma das prinicipais lideranças da Frente Contra a Criação do Estado de Carajás participou no início da noite desta quarta-feira (07), do Programa jornalístico "Tema Quente", apresentado por Kennedy Alencar, e exibido (ao vivo) para todo país, pela Rede TV, em Brasília (DF).

Para debater com a senadora do PSOL a emissora convidou o deputado estadual João Salame (PPS/PA).

Com dois blocos, cada um com cerca de 23 minutos, Marinor Brito apresentou as prinicipais propostas para que os cidadãos e cidadãs paraenses decidam, no próximo domingo (11), contra a divisão do Pará.

No primeiro bloco, Marinor Brito discorreu sobre as perdas que o Pará terá caso a divisão seja concretizada.

- Com a divisão, o Pará vai perder cerca de 83% do território e quase toda a sua riqueza. Nos 17% de área que sobrariam, 64% da população, quase 5 milhões de pessoas, teriam somente metade da receita atual do Estado e aproximadamente 2,7 milhões de pessoas deixariam de fazer parte da população paraense.  O Estado do Carajás, por exemplo, levaria 25% das terras paraenses, exatamente onde estão as mais ricas reservas de ferro, cobre, ouro e níquel. Portanto, somos contra a divisão do Pará por saber que com ela, o povo continuará pobre, sem direitos básicos respeitados, na verdade teríamos três estados pobres, disse.

No segundo bloco, a senadora do Pará fez duras críticas ao atual modelo de desenvolvimento que em nada tem beneficiado o povo e tem sido uma das principais causas do sentimento separatista.

- Entra governo e sai governo e nada muda para a vida da população. Isso se deve a um modelo de desenvolvimento centralizador que não permite que o povo decida seus destinos e quais devem ser os investimentos em cada região. O Pará é grande, rico e com um povo lutador e acolhedor, mas seus sucessivos governos pouco fizeram para colocar o nosso povo em primeiro lugar. Por isso, o PSOL reconhece as mazelas existentes no nosso Estado, mas a divisão em nada mudará essa realidade, pelo contrário, teríamos três unidades federativas pobres e brigando entre si, encerrou.

O plebiscito vai ser realizado no próximo domingo (11), em todo o território paraense em processo eleitoral normal, com votação das 08 às 18h00 e todos os eleitores maiores de 18 anos são obrigados a votar.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes