quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Marinor Brito apoia greve de trabalhadores do BASA

By: MARINOR BRITO: - 14:32

Share

& Comment

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta quarta-feira, a senadora Marinor Brito (PSOL/ PA) prestou solidariedade aos trabalhadores do Banco da Amazônia (BASA). Confira a íntegra:

"Quero manifestar dessa Tribuna minha inteira solidariedade à greve dos trabalhadores bancários do BASA – Banco da Amazônia. Não é possível que, após 51 dias de greve, a direção dessa instituição bancária não tenha tido a iniciativa de negociar um acordo que atenda às reivindicações da categoria.

Diante da gravidade da situação, parece-me que não existe outra solução para superar o impasse, senão a imediata exoneração de toda a diretoria executiva do BASA, principalmente de seu Presidente, o Sr. Abdias José de Souza Junior. Quem sabe, dessa forma, não será possível abrir um canal de negociação efetivo, que leve as partes a uma nova rodada de negociações visando à superação da crise vivida pela instituição ?

Destaco que o Banco da Amazônia é uma empresa de economia mista, com 96% de suas ações sob o controle da União. Tem cerca de 3 mil empregados, 69 anos de existência e um forte reconhecimento na sociedade amazônica como o principal agente de fomento das atividades produtivas nacionais.

Porém, em decorrência de decisões adotadas pelas últimas diretorias do Banco, em especial na gestão do atual presidente, Sr. Abdias José de Souza Júnior, essa instituição encontra-se em situação extremamente difícil, com impactos diretos nas condições de vida e de trabalho de seus empregados e também nos próprios resultados financeiros da instituição.

No dia de hoje, representantes dos bancários em greve, fizeram chegar às mãos da Presidenta Dilma, no Palácio do Planalto, uma carta onde expõe a situação crítica que estão vivendo, além de pedirem a abertura imediata de um canal de negociação entre a diretoria e os trabalhadores.

Na carta encaminhada à Presidente Dilma, os trabalhadores representantes da categoria em greve, assinalam também a situação de precariedade das agências do banco, com grande dificuldade para os empregados, que são obrigados a conviver com problemas nas instalações elétricas dos prédios e também nos sistemas de informática , o que vem gerando inúmeros transtornos aos empregados e clientes do banco.

Estive recentemente na assembléia geral da categoria em Belém. Pude ouvir de inúmeros representantes da categoria as queixas contra a direção da instituição, e por esse motivo, ocupo a tribuna hoje para fazer coro com esses trabalhadores, somando-me à sociedade amazônica para tentar recolocar o BASA no rumo certo. Somo-me à mobilização consciente de vários setores da sociedade civil, esperando que prevaleça o bom sendo entre as autoridades do governo federal para acelerar uma saída negociada, que leve em conta os anseios dos trabalhadores.

Faço, por fim, um apelo às autoridades do governo federal, principalmente à Presidenta Dilma e ao Ministro da Fazenda, Sr. Guido Mantega, para apressar uma solução para a presente crise. Pude ouvir das lideranças representativas da categoria sua disposição para negociar, e recolocar o BASA em seu verdadeiro lugar, como uma instituição que seja referência como Banco de Desenvolvimento com forte característica de respeito à diversidade social, à sustentabilidade ambiental e à necessidade de crescimento econômico, enfim, um Banco com a força e a riqueza da Amazônia".

Muito Obrigada!

Brasília, 16 de novembro de 2011
Senadora Marinor Brito
PSOL/PARÁ

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes