sábado, 29 de outubro de 2011

PSOL de Belém elege nova direção e abre o debate sobre as eleições de 2012

By: MARINOR BRITO: - 22:45

Share

& Comment

O PSOL Belém realizou neste sábado (29.10), o seu III congresso municipal. Segundo seus organizadores, o processo de mobilização envolveu mais de mil militantes, 600 deles aptos a votar, nas diversas plenárias em vários distritos de Belém.

Araceli Lemos é a nova presidenta do PSOL de Belém/PA

O Congresso aprovou um conjunto de resoluções, moções e diretrizes para a atuação do partido no próximo período. Umas das discussões era em relação à indicação do nome do deputado estadual mais votado da história do Pará, Edmilson Rodrigues, ex-prefeito de Belém, à disputa da prefeitura no próximo pleito eleitoral. Nome melhor avaliado em todos os cenários de disputa, segundo pesquisas que circulam nos bastidores da política. A decisão, no entanto, respeitando os ritos partidários e visando qualificar a discussão, foi adiada até a Conferência Eleitoral que a legenda pretende realizar em meados do próximo ano.
 
Reconquistar Belém

Presente ao encontro, o deputado Edmilson afirmou que sua eventual candidatura é uma possibilidade a ser considerada. Ficando ao seu partido o dever de dar continuidade ao debate democrático com a sociedade. “Não há dúvida de que a avaliação de meu nome é muito positiva, fui deputado por dois mandatos e prefeito da capital também por duas vezes, sempre com alto índice de aprovação” afirmou. Neste sentido, a direção eleita vai agendar uma série de atividades voltadas para debater os cenários eleitorais de 2012. A legenda pretende transformar a possível candidatura de Edmilson, em um grande movimento cívico para reconquistar Belém.

Para Araceli Lemos, eleita presidenta do PSOL de Belém, o Congresso se constituiu num passo importante para o aprofundamento do trabalho de reorganização partidária e para os desafios que estão colocados no próximo período, o de reconquistar a cidade para as mãos do povo de Belém. Sobre a política de alianças, Araceli Lemos aponta que a principal tarefa do PSOL agora é fortalecer a atuação do partido junto aos movimentos sociais e à sociedade. “Vamos debater sobre a construção do programa e sobre o nome que o partido apresentará para as eleições de 2012, assim como nossa política de alianças e preparação da chapa de vereadores” afirmou.

Para Fernando Carneiro, integrante da executiva estadual do PSOL e ex-candidato ao governo em 2010, faz-se necessário um debate responsável e sério por parte do PSOL, entre os diversos segmentos, para viabilizar a eleição do deputado Edmilson Rodrigues. A tarefa não será fácil, mas basta andar pelas ruas de nossa cidade para que percebamos o amplo apelo popular que o nome de Edmilson tem.

A senadora Marinor Brito umas das principais figuras públicas do partido, ausente por estar cumprindo agenda em Brasília, deixou aos participantes do congresso, votos de êxito pleno na condução dos trabalhos.

Resoluções e moções

Dentre as diversas moções e resoluções aprovadas destacam-se: Moção contra a construção da Usina de Belo Monte; de apoio à greve dos trabalhadores em educação; contra a divisão do estado do Pará; pela imediata apuração e punição de todos os envolvidos em escândalos de corrupção no governo Dilma, especialmente no Ministério dos Esportes envolvendo Agnelo Queirós e Orlando Silva; pela realização de uma Conferência Eleitoral no primeiro semestre do ano que vem para decidir sobre a tática eleitoral e política de alianças;

O congresso mostrou-se amplamente vitorioso, evidenciando o grau de unidade partidária que o PSOL conquistou no último período.

Na eleição para o diretório municipal, o resultado foi o seguinte:

Chapa 1 – CST/MNS: 23 votos – 40,35% (8-DM/3 cargos na executiva)

Chapa 2 – APS: 29 votos – 50,87 (11-DM -3/cargos na executiva)

Chapa 3 – MES: 05 votos 08,77% – (2-DM/1 cargos na executiva)

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes