quarta-feira, 6 de abril de 2011

Marinor Brito apóia decisão da OEA de suspender Belo Monte

By: MARINOR BRITO: - 15:29

Share

& Comment

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Direitos Humanos (OEA) solicitou, no último dia 5, a suspensão imediata da construção da hidrelétrica de Belo Monte, às margens do rio Xingu, estado do Pará.

De acordo com a organização, o governo brasileiro deve cumprir a obrigação de realizar consultas prévias com cada uma das comunidades indígenas que devem ser afetadas com o empreendimento. O pedido é uma resposta às denúncias apresentadas pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e Prelazia do Xingu.

A senadora paraense Marinor Brito (PSOL/ PA) apóia esta decisão. Segundo ela, o projeto de Belo Monte promete trazer cerca de 20 mil empregos para a região. Porém, existem hoje 19 mil pessoas desempregadas somente no município de Altamira e mais 200 mil pessoas estão migrando para o Xingu, em busca de trabalho. Isto é, mais pessoas se concentrarão em uma região em situação de vulnerabilidade e não há uma perspectiva de incluir socialmente a população.

Marinor tem participado ativamente das discussões acerca do tema, dialogando com os movimentos sociais locais. Além disso, a senadora levará, no próximo dia 16, uma comitiva de parlamentares para a região, com o objetivo de dialogar com a comunidade local sobre os impactos da construção da hidrelétrica na vida destas pessoas.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes