domingo, 27 de março de 2011

Ver-O-Peso, 384 anos!

By: MARINOR BRITO: - 20:14

Share

& Comment

Ver-O-Peso: Passado e futuro do povo do Pará
Ver-O-Peso. Nosso cartão postal completa hoje, 384 anos. É o local de encontro entre o povo e a cidade do Pará, Belém.
Principal interposto comercial, o Ver-O-Peso é único. É o lugar que simboliza o encontro do povo ribeirinho com a gente da cidade! Mercado a céu aberto. É lá que a cidade acorda há mais de três séculos, com a chegada dos barcos, bem cedinho.
A 27 de março de 1627, os portugueses resolveram estabelecer o controle das atividades comerciais na amazônia. Então, criaram um posto para fiscalização e também para arrecadar tributos - a "Casa do Haver-o-Peso", onde uma balança oficial operada por um funcionário da coroa realizava as operações comerciais.
O velho ancoradouro, onde embarcações diversas, vindas de todos os continentes e que aportavam na Baía do Guajará, não existe mais. Hoje, ali "encostam" tanto os barcos de pesca quanto pequenas canoas.
O tempo passou e a feira, hoje um complexo de feiras, continua sendo o mais bonito cartão postal de Belém, sobretudo, depois da grande reforma realizada durante o Governo do Povo (1997-2004), do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, hoje deputado estadual pelo PSOL.
O Ver-O-Peso é uma mistura de um passado que continua vivo, com um presente cheio de inovações. É a vida contemporânea que faz concessões a esse passado vivo, presente e cheio dos modos, cheiros e gostos paraoaras.
O Ver-O-Peso está maltrado, mas a fibra e capacidade de luta e organização dos trabalhadores que lá vivem e trabalham serve de exemplo para que o coração da cidade continue a pulsar firme e forte!
Parabéns, Ver-O-Peso!
Parabéns, povo do Pará!

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes