segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Senadores participam de homenagem à José Martí

By: MARINOR BRITO: - 11:57

Share

& Comment


Homenagem aconteceu no último dia 28, na Praça do Buriti, em Brasília

A senadora Marinor Brito e o senador Randolfe Rodrigues participaram, no último dia 28, da homenagem ao aniversário de 158 anos do nascimento de José Julián Martí Peres, líder revolucionário cubano fundador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1985, que ficou conhecida como a “Guerra Necessária”.

Segundo a senadora, a homenagem foi emocionante. “José Martí é um símbolo da luta pela independência de Cuba (que fora dominada por espanhóis durante o século XIX). Seus ideais revolucionários e patriotismo arraigado influenciaram gerações e é considerado um dos maiores heróis da história política cubana”.

José Martí foi político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçom cubano. Desde cedo, mostrava simpatia pelos ideais revolucionários presentes no contexto político cubano. Como jornalista, escreveu e distribuiu jornais com conteúdo separatista no início da Guerra dos Dez Anos.

Foi condenado a seis anos de trabalhos forçados mas, com a saúde debilitada, conseguiu a mudança da pena pela deportação à Espanha. Ao se encontrar em liberdade, publicou “El Presídio Político en Cuba”, onde denunciava as barbáries da prisão política cubana.

Em 1985, no comando de um pequeno contingente de patriotas, foi atingido por soldados da tropa espanhola e faleceu no local. O corpo mutilado foi exibido à população e sepultado em Santiago de Cuba.

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes