domingo, 5 de dezembro de 2010

O VERDADEIRO DIA DO SAMBA

By: MARINOR BRITO: - 07:59

Share

& Comment

O Brasil inteiro comemora o dia nacional do samba no dia 02 de dezembro. Que nos desculpe Arí Barrosso, Belém do Pará comemora o DIA DO SAMBA no dia 05 de dezembro. Pois, isolado do resto do Brasil, o sambista paraense, há muito tempo luta pra mostrar seu valor. Muito embora nossos negros tenham a mesma origem angolana dos negros do Rio de janeiro (talvez daí, venha a excelente musicalidade do povo tupiniquim).

Registros históricos comprovam que o samba já encantava Belém desde 1882, portanto, anterior a abolição da escravatura. Melhor ainda, em 1913, Manuel Castello Branco publicou samba carnavalesco pela editora paraense "José Mendes Leite"; um outro destaque damos ao maestro Ettore Bosio que apresentou em 1914, sob o pseudônimo de "caboclo", o samba carnavalesco amazônico, intitulado "Pimenta nos cuscus". Como comprovamos, muito anterior ao samba "Pelo telefone" ( considerado marco histórico na MPB) de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o popular "Donga", que somente no dia 27/11/1916 registrou sua obra na Biblioteca Nacional.

Curiosidades a parte, o sambista paraense apesar de sua luta diuturna através dos anos, só conseguiu sua verdadeira identidade no final do século passado, quando o GOVERNO DO POVO batizou a sua ALDEIA CABANA (templo do carnaval) com o nome do imortal sambista "DAVID MIGUEL". Foi a maior demonstração de respeito por um segmento secularmente desprezado. Todavia, apesar da iniciativa, o golpismo prevaleceu e os inimigos do samba dividiram o nosso carnaval semeando sua maior adversária, a evasão de público para o interior do estado.

Hoje o samba paraense sobrevive de iniciativas isoladas que visam fortalecer o samba de raíz, entre as quais destacamos: "SAMBA DE ARTISTA" e "SAMBAPARÁ", sucessos de público e crítica que mantêm a esperança de dias melhores; já o carnaval continua com os desmandos de antes, pois, das oito escolas especiais, somente três fizeram festivais de sambas-enredos, as outras cinco, encomendaram sambas, alimentando o desestímulo dos compositores e cantores da terra. Isso justifica a debandada de nossos compositores para outros centros culturais.

Felizmente, uma luz está brilhando no horizonte, talvez seja o afã no mandato de EDMILSON RODRIGUES (prefeito do GOVERNO DO POVO, o qual nos respeitou) que assume uma cadeira na assembléia legislativa do estado ou a certeza de que MARINOR BRITO (autora da lei do dia municipal do samba), guerreira cultural, mais uma vez vai honrar no senado federal, o seu orgulho de ser SAMBISTA.

Por esses e outros motivos, nós, sambistas paraenses, conclamamos todos os sambistas a festejarem de fato o dia do samba em 5 de dezembro.

SALVE O SAMBA PARAENSE!

HILDEBRANDO SILVA DE FREITAS (NENO)
Presidente da Associação dos Sambistas do Pará

Foto: Samba de Artista 2010

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

1 comentários:

M.Clara disse...

Sou fã incondicional do samba paraense e fiquei feliz em saber dos feitos do Edmilson e da Marinor em prol do nosso samba.

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes