quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Maioria é favorável à Ficha Limpa, diz pesquisa

By: MARINOR BRITO: - 09:32

Share

& Comment

A grande maioria dos brasileiros é favorável à aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, revela sondagem de opinião pública feita pela FGV Direito-Rio na semana seguinte às eleições.

"Trata-se de um imperativo moral, semelhante às Diretas Já", diz Joaquim Falcão, professor de direito constitucional da FGV Direito-Rio.

"A Ficha Limpa é uma determinação do eleitor, não depende de partidos, do Congresso, nem das disputas do Supremo", diz Falcão.

Foram entrevistados por telefone, entre os dias 5 e 9 de novembro, 1.300 pessoas, numa amostra com base nos parâmetros da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

A maioria dos brasileiros acompanhou as eleições pela televisão, mas não houve um tema forte que direcionasse os debates: 45% dos entrevistados, por exemplo, não souberam indicar uma notícia ou fato marcante.

A disputa Dilma/Serra teve 15% das menções; corrupção e compra de votos, 9%; aborto, 4%. A Lei da Ficha Limpa foi citada espontaneamente por apenas 1%.

Quanto maior a renda e a escolaridade, maior o conhecimento e a aprovação da Ficha Limpa. A maior parte levou em conta a lei ao escolher o candidato. Mas a maioria (66%) não soube identificar um político "ficha-suja".

Os mais citados foram Paulo Maluf (9% das menções), Jader Barbalho (4%) e Joaquim Roriz (3%).

A mídia não é a instituição em que o brasileiro deposita mais confiança para fiscalizar as eleições. Pela ordem, são citados o Ministério Público (40%), o Judiciário (31%) e os próprios eleitores (27%). A mídia aparece em nono lugar, com apenas 3%.

"A população confia e acredita na Justiça, por descrença em outras instituições", afirma a pesquisadora Luci Oliveira.

"Como o juiz não é eleito, parece mais distante dos interesses político-partidários. Mas a maioria da população confia pouco na capacidade de o Poder Judiciário resistir a pressões e influências dos políticos", diz ela.

A Justiça Eleitoral é mais bem avaliada pela população do que a Justiça comum.

FREDERICO VASCONCELOS -DE SÃO PAULO

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

1 comentários:

David Joade disse...

Marinor,

Para a senhora, a recente renúncia de Jader à Câmara seria uma causa de inelegibilidade?
Muitos jornais paraenses, como o Liberal, dizem que ele usou esse dispositivo para atrapalar processos criminais que responde no STF, levando um deles a prescrição.

Aguardo o seu comentário.

David

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes