segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JOSÉ NERY RECEBERÁ PRÊMIO DIREITOS HUMANOS

By: MARINOR BRITO: - 11:29

Share

& Comment

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulgou (19.11) os vencedores da 16ª edição do Prêmio Direitos Humanos. O Senador José Nery foi o escolhido para receber o prêmio na Categoria Erradicação do Trabalho Escravo, dentro de um total de 17 categorias.

A escolha do nome de José Nery foi feita por uma Comissão de Julgamento constituída por personalidades nacionais ou indivíduos com notórios serviços prestados à causa dos Direitos Humanos no Brasil, e presidida pelo ministro Paulo Vannuchi. Além de Vannuchi, participaram da comissão o professor José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da Universidade de Brasília, Matilde Ribeiro, ex-Ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, a socióloga e professora Maria Victoria Benevides, o historiador Solon Viola e o advogado Alci Marcus Ribeiro Borges.

O Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos em nosso país.

Nas considerações que justificaram a escolha do senador José Nery para receber o prêmio, foi destacado que “Nery tomou posse como senador e desde então fez do seu mandato uma tribuna de denúncia ao trabalho escravo, às graves violações aos direitos humanos e de apoio às medidas de governo e da sociedade civil para sua erradicação”. Também foi ressaltado o papel de José Nery na presidência da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, que funciona no âmbito da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e sua articulação dentro da Frente Parlamentar pela Erradicação do Trabalho Escravo, da qual é presidente. A justificativa lembra ainda que o Senador Nery foi o propositor da lei 12.064/09 que institui o Dia e a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, definida para a semana do dia 28 de Janeiro, data marcada pela “Chacina de Unaí”. Finalmente, é evidenciado o empenho de Nery para colocar “o poder legislativo na luta pela erradicação do trabalho escravo” e a sua postura de tentar unir os três poderes e a sociedade civil em uma só frente de batalha para erradicar o problema.

A entrega dos prêmios será realizada no dia 13 de dezembro de 2010, na presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi e de várias outras autoridades.

Com informações do site da SDH

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes