segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Íntegra do manifesto contra a homofobia

By: MARINOR BRITO: - 09:25

Share

& Comment

CONTRA A HOMOFOBIA, NOSSA LUTA É TODO DIA!


As entidades e organizações da sociedade civil signatárias vêm a público manifestar sua indignação e repúdio aos graves fatos ocorridos na madrugada do dia 14.11.2010, na Avenida Paulista, envolvendo 5 (cinco) jovens adolescentes que agrediram 4 (quatro) vítimas com violência física, e evidente motivação de intolerância homofóbica.

Segundo a imprensa divulgou, os cinco jovens são de classe média, colegas de um colégio particular de um bairro nobre de São Paulo, e foram reconhecidos como responsáveis por três ataques a pessoas que passavam pela região da Avenida Paulista. A polícia investiga se os crimes tiveram motivação homofóbica.

Esta não é a primeira vez que somos assombrados por estas ações violentas de jovens da classe media brasileira, em especial contra pessoas oriundas de grupos discriminados, e usualmente vítimas de intolerância, como os gays, negros, nordestinos, índios etc. Exemplos não nos faltam, como a morte do índio Galdino, assassinado por jovens ricos e filhos de autoridades públicas de Brasília em 1997. A cidade do Rio de Janeiro também deixou sua contribuição na construção da barbárie, quando nos brindou com atentados de jovens da Barra da Tijuca, que agrediram fisicamente uma trabalhadora, empregada doméstica, que voltava para casa, e foi confundida com uma “prostituta” (como se para as profissionais do sexo este tratamento violento fosse admitido).

Agora, uma vez mais, no décimo ano da morte por assassinato do adestrador de cães, Edson Neris da Silva, na Praça da República, em 6 de fevereiro de 2000, executado por um grupo delinquente de “skinheads do ABC”, deparamo-nos com este arrastão “chique” no coração econômico da terra cujo povo se autoproclama locomotiva e esteio do Brasil.

Certamente, se o Brasil já tivesse uma legislação que criminalizasse a homofobia, a exemplo de países mais desenvolvidos na defesa e promoção dos direitos humanos, fatos como o ocorrido seriam mais raros, pois a juventude brasileira, em especial a bem educada e privilegiada do ponto de vista econômico, já teria aprendido que homofobia é crime e não pode ser praticada. Mas a inércia e a omissão do Poder Legislativo nos obrigam a continuar lutando para viver com dignidade e exigindo a ação das instituições que devem cumprir e manter a Constituição Federal. As autoridades públicas, Polícia, Poder Judiciário, Ministério Público têm a obrigação de garantir a ordem, a lei e o respeito à Constituição brasileira que, em última instância, proclama como sua razão máxima a garantia dos direitos individuais da pessoa humana.

Por tal razão, os abaixo-assinados, cidadãos, cidadãs e entidades da sociedade civil, aqui se manifestam com o fim de chamar a atenção das autoridades públicas e do povo de São Paulo e do Brasil, exigindo e cobrando para que este fato não caia no esquecimento, em vista dos agressores terem posição sócio econômica privilegiada. A justiça brasileira tem a obrigação de ser justa e a polícia e o Ministério Público de cumprirem suas funções.

NÃO À IMPUNIDADE DOS CRIMES HOMOFÓBICOS! PELA APROVAÇÃO IMEDIATA DO PLC Nº 122 DE 2006! CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA JÁ! CONTRA O RACISMO, O MACHISMO E A HOMOFOBIA! PELA IGUALDADE DE DIREITOS!

CONTRA A HOMOFOBIA, NOSSA LUTA É TODO DIA!

Assinam esta carta:
ABGLT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - ILGA-LAC (INTERNATIONAL LESBIAN AND GAY ASSOCIATION-LATINO AMÉRICA E CARIBE) - LIGA BRASILEIRA DE LÉSBICAS – LBL - ABRAGAY-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GAYS - FÓRUM PAULISTA LGBT – CIRANDA BRASIL DE COMUNICAÇÃO COMPARTILHADA - CONEXÃO PAULISTA LGBT - FÓRUM PAULISTA DA JUVENTUDE LGBT – ABCD´S “AÇÃO BROTAR PELA CIDADANIA E DIVERSIDADE SEXUAL”- SANTO ANDRÉ/SP – AOS BRADOS-VIVÊNCIA DIGNA DA HOMOSSEXUALIDADE/CAMPINAS/SP – APEOESP-SUB SEDE CAMPINAS -ASSOCIAÇÃO BECO DAS CORES - EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA LGBT/SALVADOR-BA - APOGLBT-ASSOCIAÇÃO DA PARADA DO ORGULHO GLBT DE SP/SÃO PAULO/SP - CFL-COLETIVO DE FEMINISTAS LÉSBICAS/SÃO PAULO/SP - COLETIVO LGBT-CUT-SP - CORSA-CIDADANIA, ORGULHO, RESPEITO, SOLIDARIEDADE E AMOR/SÃO PAULO/SP – CASVI/PIRACICABA/SP – DIVERSIDADE TUCANA/PSDB - ESCOLA JOVEM LGBT/CAMPINAS/SP - ESTRUTURAÇÃO-GRUPO LGBT DE BRASÍLIA/BRASILIA/DF – GRUPO DIVERSIDADE/JANDIRA/SP - GRUPO E-JOVEM DE ADOLESCENTES GAYS, LÉSBICAS E ALIADOS/CAMPINAS/SP - GRUPO GAY DA BAHIA/SALVADOR/BA – GRUPO IGUAIS/CABO FRIO/RJ - GRUPO LIBERDADE IGUALDADE E CIDADANIA HOMOSSEXUAL-GLICH/FEIRA DE SANTANA/BA - IDENTIDADE-GRUPO DE LUTA PELA DIVERSIDADE SEXUAL/CAMPINAS/SP – INSTITUTO EDSON NERIS/SÃO PAULO/SP – LESBIBAHIA/SALVADOR/BA - MARCHA MUNDIAL DE MULHERES - NÚCLEO LGBT DA BAHIA CORES VIVAS/SALVADOR/BAHIA - ONG APOLO-GRUPO PELA LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL/BELÉM/PA - ONG REVIDA/JACAREÍ/SP – ONG VISIBILIDADE LGBT/SÃO CARLOS/SP - SECRETARIA LGBT DO PSTU - SETORIAL GLBT DA CSP-CONLUTAS - SETORIAL LGBT DO PT-BA - SETORIAL LGBT DO PT/SP - – SOMOS-COMUNICAÇÃO, SEXUALIDADE E SAÚDE/PORTO ALEGRE/RS



NÃO À IMPUNIDADE

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes