sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Entidades responsabilizam governo brasileiro pelas mortes no Haiti

By: MARINOR BRITO: - 08:47

Share

& Comment

Entidades brasileiras entregam hoje uma carta ao Itamaraty responsabilizando o governo brasileiro pela morte de dois haitianos que se manifestavam contra o descaso com que vêm sendo tratados os casos de cólera no país. As mortes ocorreram após confrontos entre os manifestantes e os capacetes azuis - soldados da ONU - na última segunda-feira.

Carta ao Itamaraty:

Mais uma vez nos dirigimos as autoridades brasileiras pelas graves notícias que nos chegam desde o Haiti.

Desta vez dois homens haitianos morreram na segunda-feira (15/11/2010) na região norte do Haiti após confrontos entre capacetes azuis e manifestantes que protestavam pela epidemia de cólera no país. Noticia difundida ontem na imprensa internacional.

As informações que no chegam do Haiti é que nesta quinta-feira (18/11/2010) novas manifestações irão ocorrer no Pais. Desde já queremos responsabilizar as autoridades brasileiras e em particular o Itamaraty caso novos fatos graves venham a ocorrer contra manifestantes e a população em geral. Continuamos repudiando a presença militar no país e dizendo que quase um ano após o terremoto de 12 de janeiro de 2010 nada ou quase nada foi feito para contornar os graves problemas enfrentados pela população haitiana.

Como se não bastasse a grave situação vivida, abundam os problemas e agora mais essa denúncia que o cólera foi trazido por soldados da ONU. Ou seja, mais uma tragédia a se somar no rosário de desgraças na pobre ilha caribenha.

Que tem a dizer o Itamaraty? Que providências já foram tomadas? Passará a ser prática dos “capacetes azuis” o uso de armas de fogo contra o povo haitiano?

O Governo brasileiro precisa assumir sua responsabilidade já que continua sendo o responsável pelo Comando Militar da Minustah.

Primeiras assinaturas:

- Rede Jubileu Sul Brasil
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST
- CSP- Conlutas (Central Sindical e Popular)
- Central de Movimentos Populares - CMP
- Associação Americana de Juristas -AAJ
- Pacs - Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul
- Rede Jubileu Sul Américas
- Comitê Pró-Haiti - Brasil
- Comitê de Apoio às Lutas da América Latina

About MARINOR BRITO:

Organic Theme is officially developed by Templatezy Team. We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Copyright © 2015 Marinor Brito

Designed by Templatezy & Copy Blogger Themes